Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

• Não gostei da essência (odor) de um produto, posso modificá-lo?

Algumas substâncias tem seu odor característico e, em geral, podemos mascarar estes odores desagradáveis com nossas essências específicas. Quando solicitado antes da manipulação, podemos adicionar essências diferentes nas formulações dermatológicas.

 
• O que é Alopatia? É diferente de Homeopatia?

A Alopatia é a medicina tradicional, que consiste em utilizar medicamentos que vão produzir no organismo do doente reação oposta aos sintomas a fim de neutralizá-los. Exemplo, se você está com dor tome um analgésico. É completamente diferente da Homeopatia que é a especialidade médica que utiliza doses mínimas do medicamento, tendo como objetivo evitar a intoxicação e estimular a reação do organismo à doença.

 
• O que é Fitoterapia?

A Fitoterapia é a forma de tratamento que usa apenas princípios ativos de origem vegetal para manipulação. São extratos, tinturas, chás e pós de plantas.

 
• Por que algumas fórmulas precisam ser conservadas abaixo de 25 graus e/ou ser conservados em geladeira ?

Algumas substâncias são mais sensíveis a temperatura e necessitam de refrigeração e/ou necessitam ficar em local fresco, não ultrapassando 25 graus, para que mantenham as suas propriedades no produto final. O aviso será destacado na embalagem da fórmula.

 
• Minha fórmula de cápsula veio com uma observação de que a dose foi modificada e a ingestão foi alterada, qual o motivo ?

A quantidade de substâncias prescritas na formula podem não caber em uma cápsula grande, devendo esta quantidade de pó ser dividida em duas ou mais cápsulas sem prejuízo da prescrição médica.

 
• Como devo proceder com remédios controlados?

A receita, neste caso, só poderá ser aviada se entregue na Farmácia para retenção da via original de controle especial ou da notificação azul, conforme legislação vigente. (RDC 344/98 DA ANVISA)

 
• Posso repetir uma fórmula baseado na minha receita antiga?

A repetição é possível se o médico declarar esta informação na receita. Na ausência desta informação tome cuidado, a auto-medicação pode ser perigosa para a sua saúde, Procure sempre um médico antes de tomar qualquer medicamento.

 
• Na minha fórmula o médico pediu cápsulas entéricas, qual o motivo?

Usamos cápsulas de dissolução entérica para proteger as substâncias que são inativadas no estômago. Assim a cápsula passa protegida no estômago e apenas dissolve no intestino

 
• Farmácia de manipulação, o que é?

Farmácia de manipulação ou farmácia magistral É a farmácia que prepara medicamentos atendendo a uma prescrição médica, que estabelece sua composição, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. Portanto, uma farmácia de manipulação não apenas revende um produto industrializado pronto, mas participa de todo processo magistral. MAGISTRAL: RELATIVO AO MESTRE, PERFEITO, EXEMPLAR, DIZ-SE DE MEDICAMENTO PREPARADO NA OCASIÃO DO PEDIDO.

 
• O que é medicamento manipulado?

Medicamento manipulado: É o fármaco na sua forma farmacêutica (Cápsulas, Cremes, xaropes, comprimidos, etc…). É o resultado do aviamento de receita prescrita por um profissional gabaritado pelo seu conselho de classe, como: médico, nutricionista, dentista, veterinário.

Siga Nossa Página

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Pharmako na Rede